Terapias alternativas – Um tema atual.



Em todo o mundo se observa hoje atitude em relação à saúde e ao bem-estar. Existe uma crescente consciência em favor de uma medicina mais preventiva que curativa, ao mesmo tempo em que as pessoas se voltam para terapias e remédios capazes de melhorar a saúde do indivíduo, sem agredir o corpo. A adoção destas medidas já trouxe mudanças significativas para a situação da saúde da Índia, China, Cuba e de vários países Africanos, e começa a esboçar-se no Brasil que possui um modelo de assistência médica e hospitalar que está muito a quem das suas reais necessidades. O mundo inteiro assiste, enfim, à multiplicação de clinicas naturalistas, hospitais alternativos e mistos. A homeopatia é ensinada nas principais escolas de Medicina e os recursos alternativos de tratamento, até mesmo no campo da psicoterapia, são recomendados pela própria Organização Mundial da Saúde. Terapias como as dos florais, hoje são homologadas pela OMS. Em países desenvolvidos como a Alemanha, Estados Unidos, etc., já existem cursos superiores de Medicina Tradicional Holística, mostrando que estamos voltando novamente para as origens do passado, quando tratavam as pessoas com ervas, com barro, água, alimentos orgânicos, tendo uma eficácia comprovada. Na capa da revista super interessante de Maio/2001, estava as terapias alternativas. Esta reportagem nos trouxe dados que mostram sua grande evolução no mundo. Entre eles estão: - Neste momento, cerca de 200 hospitais americanos já utilizam Terapias não-alopáticas para complementar o tratamento de seus pacientes. - Nos EUA, 35% da população já freqüenta consultórios de homeopatas, acupunturistas e outros terapeutas que não fazem uso de drogas químicas. - Atualmente, 75% das escolas de medicina dos EUA oferecem Cursos de especialização em terapias alternativas ou desenvolvem estudos sobre o tema. - Na França, estima-se que 82% dos pacientes superpõem a seus tratamentos na medicina oficial as terapias alternativas. - A “Medicina Holística” movimenta 30 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos. No final da reportagem dizia em letras bem grandes:

ESTA NA HORA DE ADMITIR QUE HÁ OUTRAS MANEIRAS DE TRATAR AS DOENÇAS!

Estes fatos nos trazem a certeza de que a Medicina Natural, as Terapias Alternativas são um caminho para um novo tempo, em que o ser humano, ao invés de agredir e tentar dominar a natureza saberá aproximarse dela para aprender as verdades e os valores mais profundos que a mente pode alcançar. Há muitos anos o homem procura desvendar os mistérios filosóficos e fisiológicos da vida humana e procura encontrar resposta pesquisando o que mais belo foi dado por Deus, o corpo humano. As terapias alternativas, nos dias de hoje não são mais um sonho de quem sempre optou por cuidar de seu corpo com tratamentos não agressivos, mas é uma realidade que já está no seu dia-dia, em jornais, revistas e programas de televisão. Antigamente, quando era colocada alguma matéria na mídia referente a tratamentos naturais, imediatamente era ridicularizado, chamado de charlatanismo. Este tipo de procedimento, podemos chamar de o primeiro passo de uma verdade. O segundo passo da verdade, é quando ela passa a ser combatida, pois esta incomodando alguém, e o terceiro passo, ela se torna verdade. Podemos afirmar sem dúvidas que as terapias alternativas hoje já não são mais ridicularizadas ou chamadas de charlatanismo. Hoje são combatidas, porque estão de alguma forma interferindo em procedimentos de terceiros. Com certeza, podemos afirmar que estamos bem perto do dia em que as terapias alternativas serão reconhecidas oficialmente por todos, como um grande auxílio na melhora da saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo inteiro.

“A razão principal do fracasso da medicina moderna está no fato dela se ocupar dos efeitos e não das Causas:” Dr. Edward Bach ( 1886-1936)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...