quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sistema Endócrino com Aloès e Complementos Alimentares

SISTEMA ENDÓCRINO - Ajuda a controlar as atividades do corpo como:

  1. controle das funções metabólicas corporais
  2. velocidade das reações químicas nas células
  3. transporte de substâncias através das membranas celulares
  4. crescimento e secreções celulares.

Compreende um conjunto de órgãos, ás glândulas endócrinas, que produzem mensagens químicas conhecidas como hormônios.


O que é Hormônio? Substância química secretada nos líquidos internos do corpo por uma célula ou por um grupo de células e que exerce efeito fisiológico de controle sobre todas as outras células. Na face interior do cérebro encontram-se duas das mais importantes glândulas do corpo, que interagem com o cérebro, entre si e com o restante do sistema endócrino. Uma das funções básicas destas glândulas é controlar a secreção de hormônios. As duas glândulas principais são:


HIPOTÁLAMO - Situado atrás dos olhos, tamanho de uva. Regula muitas funções automáticas do corpo. Controla o coração e a pressão sanguínea. Controla a temperatura corporal, a fome, a sede, equilíbrio da água, emoções e o sono. Também regulador do sistema endócrino, pois controla a secreção da hipófise anterior.


HIPÓFISE - Secreta seis hormônios importantes (hormônio do crescimento / corticotropina / tireotrófico / prolactina / folículo estimulante / luteinizante), que estimulam as glândulas alvos a secretarem outros hormônios, com exceção do hormônio do crescimento, pois não funciona por meio de glândulas e sim sobre quase todos tecidos corporais. Dividida em anterior e posterior.


OUTRAS GLÂNDULAS

  • Tiróide - Produz a tiroxina, e a calcitocina.
  • Paratiróide - Produz o paratormônio.
  • Pâncreas - Produz a insulina e o Glucagon.
  • Córtex Supra-Renal - Produz o cortisol e o aldosterol.
  • Ovários - Produz o estrogênio e a progesterona.
  • Testículos - Produz a testosterona.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ENDÓCRINO?

Uma glândula endócrina libera mensagens químicas chamadas hormônios na corrente sanguínea por onde são levados os tecidos do corpo. Uma vez nos tecidos os hormônios unem-se as células sensíveis a eles, esses tecidos agem a presença destes hormônios que então influenciam no funcionamento celular.

Alimentos benéficos:


ALOE VERA GEL - O Aloe contém algum tipo de hormônio vegetal, conhecidas como giberelinas e auxinas. Estimula muitas glândulas endócrinas a ter um funcionamento correto, pois atua desintoxicando-as de toxinas.



BEE POLLEN - No reino vegetal, o pólen é um dos maiores reservatórios de fitohormônios. Dentre os hormônios encontrados, o que mais tem sido estudado é a gonadotropina, hormônio a qual a hipófise controla e estimula as gônodas (testículos e ovários), sendo atualmente utilizado contra a infertilidade e o aborto espontâneo.



ROYAL JELLY - Regula as funções endócrinas. Aumenta a fertilidade e diminui a impotência, tendo um efeito afrodisíaco devido a grande quantidade de hormônios que tem. O Dr. Henry L. Hey, da Franca, descobriu que a geléia real tem um hormônio gonadotrófico que ativa melhor as glândulas sexuais.



ARTIC-SEA - Necessário ao funcionamento correto das glândulas.



FIELDS OF GREENS - Rico em hormônios em altíssimo grau de biodisponibilidade.



DESEQUILÍBRIOS MAIS COMUNS NO SISTEMA ENDÓCRINO



FIBROSE CÍSTICA - É uma disfunção hereditária compreendendo as glândulas endócrinas e exócrinas.
Causas: Esse problema afeta certas glândulas do corpo, como pâncreas, pulmões, órgãos reprodutivos masculinos e glândulas sudoríparas. As membranas mucosas nas glândulas dos pulmões produzem um muco espesso, que bloqueia as passagens nos pulmões e promove o crescimento de bactérias nocivas.

Sintomas: Caracterizada por infecções pulmonares recorrentes acompanhadas de febre e tosse, além do comprometimento da absorção gastrintestinal. Os sintomas começam no primeiro ano de vida. Em todos os casos de fibrose cística, a criança ganha pouco peso já desde o nascimento, pois, devido à incapacidade do pâncreas de produzir enzimas, dificilmente nutrientes são absorvidos. As fezes são volumosas, claras, gordurosas e com um forte odor.

Alimentos benéficos: Aloe Berry Néctar (30ml 2x dia); Fields of Greens (1 tablete 6x dia); Bee Pollen (1 tablete 6x dia); Absorbent-C (1 tablete 4x dia).



HIPOTIROIDISMO - É caracterizada pela baixa produção de hormônios da glândula tiróide. O metabolismo geral das células do corpo fica afetado por este mal, incluindo as células cerebrais, que tem suas faculdades intelectuais diminuídas, especialmente nas crianças que ficam sofrendo de retardo mental.
Causas: Deficiência de iodo ou herança genética.
Sintomas: Fadiga, carência de vigor, falta de concentração, sensibilidade ao frio e ao calor, falta de apetite, pele e cabelos secos, cegueira noturna, impotência do homem, menstruação excessiva da mulher.
Alimentos benéficos: Aloe Vera Gel (30ml 2x dia); Royal Jelly (1 tablete 4x dia); Fields of Greens (1 tablete 4x dia).

HIPERTIROIDISMO - É uma disfunção ocasionada pela superprodução de hormônios da tiróide. Causas: Entre as causas principais encontram-se: herança genética e outros fatores desconhecidos.
Sintomas: Nervosismo, fadiga, debilidade, perda de peso, insônia, caráter inconstante, sudorese excessiva, intolerância ao calor, pulso rápido, irritabilidade, mãos trêmulas.
Alimentos benéficos: Aloe Vera Gel (30ml 2x dia); Royal Jelly (1 tablete 4x dia); Fields of Greens (1 tablete 4x dia).



IMPOTÊNCIA SEXUAL - É a redução da capacidade da ereção, um distúrbio masculino que pode ser provocado por muitas causas, inclusive psicológicas.
Causas: Muitas doenças como a diabetes, os distúrbios hormonais, traumatismos, infecções urinárias e genitais, tabagismo, alcoolismo, e outras podem produzir impotência; além disso fatores alimentares e etários, excessos sexuais, hábitos errados e costumes estão envolvidos, assim como a ansiedade, a neurastenia, o estresse, o uso de drogas (maconha, cocaína, etc.), excessos generalizados, pré-disposição herdada ou efeito de certos medicamentos (diazepam e similares).
Sintomas: Incapacidade de ter e manter a ereção, bem como a ejaculação.
Alimentos benéficos: Aloe Berry Néctar ( 30ml 2x dia); Royal Jelly (1 tablete 4x dia); Bee Póllen ( 2 tabletes 4x dia).



MENOPAUSA - É a cessação dos períodos menstruais. Este fenômeno se apresenta normalmente entre os 45 e os 52 anos de idade, ainda que possa ocorrer antes ou depois deste período. A razão é a interrupção da produção de hormônios pelo ovário.
Causas: As causas de um sangramento irregular e abundante nas mulheres em idade de menopausa, se deve a ausência de ovulação, o que traz como conseqüência o desequilíbrio na produção hormonal de estrógeno e progesterona. Seja uma produção excessiva de estrógeno ou uma baixa produção de progesterona.
Sintomas: Menstruações irregulares, algumas vezes com sangramentos muito fortes e outros muito brandos, apresentando-se cada vez mais espaçadas; calores e suores noturnos; ressecamento vaginal; tendência à fratura dos ossos.
Alimentos benéficos: Aloe Berry Néctar (30ml 2x dia); Royal Jelly (1 tablete 3x dia); Fields of Greens (1 tablete 6x dia).



TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL - É um problema que afeta as mulheres que menstruam uma ou duas semanas antes da menstruação.
Causas: Desequilíbrio hormonal, níveis excessivos de estrogênios e níveis inadequados de progesterona; a retenção de líquido afeta o fluxo sanguíneo, reduzindo o oxigênio para o útero, ovários e cérebro; diminuição do açúcar no sangue.
Sintomas: Depressão, cólicas, retenção de líquidos, erupções cutâneas, cefaléia, abdômen inchado, dor nas costas, inchaço e sensibilidade nos seios, insônia, fadiga, nervosismo, dor nas juntas, desmaios e alterações na personalidade (como acesso de raiva, violência e pensamentos de suicídio).
Alimentos benéficos: Aloe Berry Néctar (30ml 2x dia); Artic-Sea (1 cápsula 2x dia); Bee Pollen (1 tablete 4x dia); Fields of Greens (1 tablete 4x dia); massagear abdômen com Aloe Heat Lotion.

Extra - DIABETES
Há dois tipos de diabetes: Diabetes Insipidus e Diabete de Mellitus.

A diabetes Insipidus é uma doença metabólica rara, causada por deficiência do hormônio pituitário, normalmente resultado de dano a glândula pituitária. A diabetes insipidus é caracterizada por enormes quantidades de urina produzidas pelo corpo, independente do consumo líquido.

A diabetes de Mellitus resulta da produção de quantidades insuficientes de insulina pelo pâncreas. Sem a insulina, o corpo é incapaz de utilizar a glicose, criando conseqüentemente um alto nível de glicose sérica e um baixo nível de absorção de glicose pelos tecidos. A diabetes de Mellitus é geralmente dividida em duas categorias; Tipo I, chamada diabetes insulinodependente ou juvenil, e Tipo II, na qual a manifestação da diabete ocorre na fase adulta. Os sintomas do diabético Tipo I incluem irritabilidade, micção freqüente, sede anormal, náusea ou vômito, fraqueza, fadiga e fome anormal. Esse tipo de diabetes ocorre na maioria das vezes em crianças ou jovens adultos. O diabético do Tipo I pode ter uma reação a insulina em um instante, parecendo perfeitamente normal durante um segundo e tornando-se inconsciente logo depois. Os sinais precoces desse tipo de reação são fome, tonteira, suor, confusão, palpitação, e dormência ou formigamento nos lábios. Se não for tratado, o diabético insulinodependente pode ter visão dupla, tremor e desorientação, atitudes estranhas e pode acabar perdendo a consciência. Ao ter qualquer um desses sintomas, o consumo imediato de uma bala, refrigerante ou qualquer outra coisa que contenha açúcar fará com que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal. A recuperação é mais difícil no caso do diabético cuja reação à insulina não é tratada durante muito tempo. 

Uma reação à insulina que produza baixo nível de açúcar no sangue põe em risco a vida. Portanto, é mais seguro derramar pequenas quantidades de açúcar pela urina quando se toma insulina. Os sintomas do diabético Tipo II chamada de diabetes adulta são caracterizadas por visão turva, coceira, sede anormal, sonolência, obesidade, fadiga, infecções dermatológicas, cicatrização lenta e formigamento ou dormência nos pés. A manifestação dos sintomas dá-se normalmente quando a pessoa já tem mais idade.

A dieta normalmente controla esse tipo de diabetes e a insulina geralmente não é necessária. A obesidade é um fator importante na diabete do Tipo II. Outros sinais de diabetes são sintomas persistentes de gripe, queda de cabelo nas pernas, aumento dos pelos faciais, pequenos caroços amarelos pelo corpo (conhecidos como xantoma de colesterol) e inflamação da pele peniana. A diabetes esta associada à arteriosclerose.


HIPERGLECEMIA - Aumento de açúcar no sangue, que já comentamos acima causa e sintomas. Alimentos benéficos: Aloe Vera Gel (30ml 2x dia); Fields Of Greens (1 tabletes 4x dia); Forever Lite (substituir refeição da noite).

Alimentos benéficos:
ALOE VERA GEL - No ano de 1982 foi realizado um estudo no Fujita Health Institute, no Japão, a fim de explorar as possíveis qualidades da Aloe Vera como agente regulador dos níveis de glicose no sangue de diabéticos. Um grupo de ratazanas, foram injetadas com sangue de pessoas diabéticas, com o qual seus níveis de glicose dispararam imediatamente. Depois, quando lhe injetaram suco de Aloe Vera, seus níveis sanguíneos de glicose voltaram à normalidade em poucas horas (Poder Curativo da Babosa – Neil Stevens) O Aloe reduz os níveis de açúcar do sangue dos diabéticos, segundo a revista Investigações de Hormônios. A cinco pacientes com diabetes adulta (quer dizer, que não dependem de insulina) foi dada ½ colher de chá de extrato de Aloe, diariamente, por 14 semanas. Os níveis de açúcar do sangue se reduziram em todos os pacientes em média em 45%, sem sofrer mudanças em seu peso total (Jornal de Medicina Alternativa dos EUA). O Aloe Vera contém enzimas Proteolíticas, que ingerida entre as refeições ajuda na digestão, que é essencial ao gerenciamento da diabete.
Uso: Prevenção: 30ml ao dia ou Desequilíbrio: de 60 a 150ml diários

FIELDS OF GREENS - Rico em Picolinato de Cromo. Aos baixos níveis de cromo estão, pois, relacionados, tanto o processo de envelhecimento tissular como as conseqüências geradas pelos altos níveis de glicose no sangue – situação pandêmica responsável pelo aumento do número dos diabéticos e dos que sofrem de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e hipoglecemia. Uso: Prevenção: 2 tabletes diários Disfunções: até 12 tabletes diários

FOREVER LITE - O diabete, pode ser controlado com uma dieta adequada no qual deve-se incluir muita fibra como no Forever Lite, mas pode-se acrescentar mais fibras adicionando-lhe um pouco de farelo de arroz. Substituir uma das refeições, misturado ao leite desnatado ou suco de frutas, batido no liquidificador. Uso: Substituir 1 ou 2 refeições misturado ao leite desnatado ou suco de frutas conforme necessidade.

Outros Alimentos benéficos:
Absorbent-C (Cód. 48) Para insuficiência da supra-renal, comum em casos de hipoglecemia. Bee Propolis (Cód. 27) Antibiótico para prevenir qualquer infecção que se apresentar.

HIPOGLECEMIA - A hipersecreção de insulina pelo pâncreas resulta em hipoglecemia, um estado no qual há um nível anormalmente pequeno de glicose (açúcar) no sangue. A hipoglecemia se parece com muitas doenças. O metabolismo anormal de proteína e carboidrato e o mau funcionamento das supra-renais são parte da hipoglecemia.

Causas: A hereditariedade pode ser a causa, mas a doença é, na maioria das vezes precipitada por uma dieta inadequada.
Sintomas: Os sintomas da hipoglecemia funcional tem uma relação direta com o tempo e o tipo de refeição consumida por último. Pode apresentar um ou todos os seguintes sintomas: fadiga, tonteira, cefaléia, e irritabilidade se não comer, depressão, ansiedade, desejo de doces, fome constante, dor em várias partes do corpo (principalmente os olhos), hábitos nervosos, perturbações mentais e insônia.

Alimentos benéficos: Aloe Berry Néctar (30ml 2x dia); Fields Of Greens (2 tabletes 3x dia); Absorbent-C (1 tablete 4x dia).


IMPORTANTE: NINGUÉM TEM RESULTADO COM ESSE PROGRAMA SE BEBER POUCA ÁGUA.





2 comentários:

  1. Estive lendo O PODER CURATIVO DA BABOSA, adorei, tbm fiquei muito interessada em saber como devo prepera-la para fazer uso porque sou diabética e como usá-la.
    meu e-mail lauritagiacomini@hotmail.com
    vou aguarda contato.
    PARABÉNS A VCS, ADORO LER SOBRE OS BENEFÍCIOS DAS PLANTAS.
    UM ABRAÇO E SUCESSOS A VCS.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha esta com diabetes insipidus,
    devido a duas cirurgias na cabeça de onde foi retirado uma lesão de craniofarigioma.
    Quero saber como posso fazer uso da babosa para sua cura.
    Aguardo retorno
    Giane
    gfloriano@fas.curitiba.pr.gov.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...